quinta-feira, 27 de março de 2008

Resumo do texto "A invenção da gisnática no século XIX: Movimentos novos, corpos novos. Dr. Georges Vigarello

O texto apresenta a ruptura marcante da tradição surgida na Europa no inicio do século XIX, essa ruptura é em relação a renovação do modo de ver dois exercícios físicos, ou seja, do modo de praticar os exercícios, e da forma de analisar o corpo. O corpo deixa de ser olhado só como objeto produtivo, e seus movimentos que passam a ser contabilizados, e determinados por performances e por condicionamento físico.
É depois da invenção do dinamômetro, no inicio do século XVIII, que se tem a condição de avaliar a força de uma pessoa em quilograma. Mas o dinamômetro só começou a ganhar prestigio e se difundir no inicio de 1830. Assim ele começa a aparecer nas feiras, nos jogos de campo, até mesmo nos circos. Avaliar a mecânica do movimento foi, além do dinamômetro, uma grande novidade da época, porque calculava força, velocidade e tempo.
Assim o trabalho mecânico se supera em relação ao trabalho de habilidades geométricas. Comparando com o passado, foi preciso uma mudança para criar uma atividade física que agradasse aos profissionais da época, tanto no sentido do domínio do corpo, como respeito.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezado Fernando,
Sugiro inicialmente que coloque o título do resumo no formato de Referência Bibliográfica:

Resumo: VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 25, n. 1, p. 9-20, setembro de 2003.

Lembro que um resumo deve conter: os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
É perceptível o avanço na qualidade da elaboração do resumo quanto aos critérios e o encadeamento de sua escrita. Você inicia já explicitando o tema central fazendo referência ao artigo\texto, cumprindo assim o primeiro critério. Contudo, há um equivoco textual na primeira linha. Você diz: “O texto apresenta a ruptura marcante da tradição surgida na Europa no início do século XIX...” Atente-se, pois o equivoco é um detalhe sutil: perceba que você está dizendo sobre uma “tradição surgida na Europa no início do século XIX” que foi rompida. Veja bem, está certo que uma tradição foi rompida e que se tratava de uma tradição européia, mas essa tradição não é do século XIX, mas sim de épocas anteriores. Assim ficaria melhor você escrever: “O texto apresenta a ruptura marcante, no decorrer do século XIX, da tradição surgida na própria Europa...” Na seqüência, em: “foi, além do dinamômetro, uma grande...”, coloque: “foi além do dinamômetro, tratou-se de uma grande novidade...” Faltou falar sobre “a invenção de uma pedagogia” a partir da instrumentalização da ginástica com aparelhos tecnológicos como o dinamômetro. Mas, em âmbito geral, escreveu um resumo claro.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro