terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Resumo do texto "Epistemologia da Ed. Fisica"

FAMAM – Faculdade Maria Milza
Licenciatura em Ed. Física Turma:2007.1
Docente: Renato Izidoro
Discentes: Fernando Teixeira Brito Neto Data: 19/02/08

Por ser a epistemologia uma ciência que estuda o saber. No texto “A Epistemologia da Educação Física” não é diferente, ele trata de questionamentos em relação à Educação Física.
O texto começa falando sobre o surgimento da Educação Física, que é uma área ligada a: fisiologia do esforço, a biomecânica, a psicologia do esporte, a sociologia do esporte, etc. E fala da crise de identidade da Educação física, por não ter um significado próprio, e por ser completamente dependente de outras disciplinas cientificas, não sendo ela própria considerada ciência.
Daí nasce a primeira duvida, os estudantes são especialistas em Educação Física ou em fisiologia, biomecânica, psicologia, etc. Por isso que existe uma discussão muito grande a cerca da Educação Física ser ou não uma ciência.
Segundo o texto, “a ciência está interessada na regularidade, na rotina, no que é comum na realidade, em desvendar essa realidade para descobriras leis que a regem”.
É por ser considerada como um saber cientifico que a Educação Física deixa uma questão no ar, a questão da interdisciplinaridade. Mas é muito importante lembrar que não basta somar os conhecimentos das matérias envolvidas, e sim fazer uma síntese de tudo q a envolve.
Uma idéia também abordada no texto é a de que a Educação Física é a Pré-Ciência da Motricidade Humana. Pré, pois não é classificada ciência. E Motricidade Humana, por que vem da movimentação humana, ou seja, dos movimentos corporais.Segundo Parlebas, “a Educação Física não é uma ciência e, sim, uma pedagogia das condutas motrizes”. Pois estuda os movimentos corporais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do estilo de seu comentario, pois além de onbjetivo,
passa de forma fiel o pensamento do Autor.
Luiz

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezado Fernando,

De uma visão geral, seu texto aborda os três critérios para um resumo: exposição do tema central, da perspectiva do autor e dos argumentos que sustentam o texto. Contudo, a exposição dos mesmos deverá ser feita com maior clareza, objetividade e sem deixar idéias não terminadas e indeterminadas. O começo do seu texto ficou muito bom, define a epistemologia para depois começar a falar do texto. Contudo, quando você vai abordar o texto, você poderia dizer que no texto “Epistemologia da educação física, de Valter Bracht, não é diferente. Mais a frente, o autor não fala de significado, mas sim de definição. Quanto sua referência aos estudantes, amplie para os profissionais da área que “por se especializarem não em EF, mas nas disciplinas (monodisciplinas) que a sustentam...”. Na seqüência você continua com uma citação, que embora ela seja aquí muito válida, comunico-lhe que em resumo não se coloca “citações diretas”, isto é, transcrições do texto. Tente colocar com suas palavras, além de relacionar tal idéia ao resto do resumo, pois está deslocada. Quanto à EF ser um saber científico, creio que você se equivoca, na medida em que Valter Bracht não diz isso, mas sim que a EF se serve das outras ciências para tentar empreender uma prática mais pautada no saber de várias monodisciplinas, mas que a realidade hoje exige uma interdiscipliriedade. Quanto à tese que coloca a EF como pré-ciência, explique melhor o que isso significa, lembrando que a tese da “motricidade humana” tem uma autoria, que é de Manuel Sergio, mais ainda é uma proposta de Ciência Mãe para a Educação Física.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.

Myrna disse...

O texto esta abrodando as principais informações...e está bastante objetivo.